Os ramos na videira

Jesus disse: - Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.” (João 15:1-2)

As videiras são plantas fecundas e crescem em toda a Palestina. Todo ano, os agricultores podam os ramos para que as árvores produzam frutos de alta qualidade. O ramo que não dá fruto é considerado inútil, e as videiras improdutivas são radicalmente cortadas. Os galhos cortados são destruídos, pois não servem para nada.

No Antigo Testamento, estas frutas simbolizavam a fecundidade de Israel ao fazer a obra de Deus na terra (Sl.80:8, Is.5:1-7, Ez.19:10-14).

Hoje os ramos frutíferos são todos aqueles que se declaram seguidores de Cristo, que é a Videira, e produzem muito para o Reino. Mas, aqueles que se tornam improdutivos, que se negam a seguir a Cristo depois de estabelecerem um compromisso superficial com Ele, não sacrifical, serão separados da videira. Os seguidores improdutivos são como mortos; serão cortados e lançados fora!
Interessantemente, Jesus faz distinção entre os dois tipos de poda: arrancar/lançar fora e limpar os ramos. Os ramos frutíferos são limpos, para que seu crescimento seja favorecido. Isso indica que algumas vezes Deus nos disciplina, visando fortalecer o nosso caráter e fé. O fruto que produzimos para Deus não se limita à atividade de ganhar almas, mas como este capítulo mesmo menciona, a oração respondida, o gozo e o amor são preciosos frutos, assim como as qualidades do caráter Cristão descritos em Gálatas 5:22-24 e 2 Pedro 1:5-8.

As pessoas que não dão frutos para Deus ou que tentam obstruir os esforços daqueles que o estão seguindo, serão tiradas da Videira e não desfrutarão do poder vivificante do Senhor.
Quando a videira produz muitos frutos, Deus é glorificado, porque Ele diariamente envia a luz solar e a chuva para fazer a plantação crescer, e constantemente alimenta cada planta pequena, preparando-a para florescer. Que momento de glória é para o Senhor da colheita quando ela é levada para os celeiros, pois está madura e pronta para uso!

Qual é o seu estado hoje? Você está produzindo frutos e enchendo a “Palestina Celestial” até os confins da Terra? Você tem passado por lutas e provações e as promessas nunca chegam? Saiba que é tempo de poda, tempo de limpar os ramos para que deles brotem frutos de louvor que agradem verdadeiramente ao Senhor. Melhor é que o Senhor da vinha “prove” do seu fruto do que ser lançado fora da videira!

Que ainda hoje você possa orar ao Senhor e pedir que Ele faça a poda em sua vida e você possa ser como um farol que brilha a noite, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto, como flecha que acerta ao alvo, para ser usado da maneira que agrade ao Senhor, em qualquer hora e em qualquer lugar e passe a multiplicar os seus frutos. Amém!

Baseado nos comentários de rodapé da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD


Adriana Mancini

0 comentários:

Postar um comentário