A minha palavra não volta vazia

“Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite... Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi...
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.  Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. 

Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá a faia, e, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.”Isaías 55

Isaias fala nada mais nada menos que o desejo do nosso Deus em estabelecer uma comunicação pessoal conosco, de forma que se possa ouvir a voz do céu.
Para isto, temos a indicação certa: As santas escrituras, onde as respostas serão encontradas a fim de que a Palavra de Deus seja constantemente a primeira e a última autoridade.

Isaías é chamado de Profeta Messiânico e nestes primeiros versículos ele revela o Cristo que viria. Jesus o Salvador.  Este reconhecimento é o que o Senhor Jesus espera de nós, sabermos em quem temos crido – Jesus Cristo o Pão da Vida e a Água viva, (João 4:14  e  6:33), aquele que é a fonte de vida eterna, sustento e direção.

A nossa obediência em inclinarmos os nossos ouvidos e vir até o Senhor, nos tira do exílio e das cadeias da alma, por isso necessitamos renovar nossa aliança com o Senhor a cada dia, não permitindo que as influências deste mundo quebrem nossa fidelidade com o nosso Deus. (Aliança: 2Cr. 7:14,19-20 Estatutos: Dt.. 28:13-14 , 30:9-10)

Mas glórias a Deus que o Senhor é misericordioso e nos diz: ouvi e a vossa alma viverá! Obedecendo e seguindo os mandamentos do Senhor, teremos em Cristo uma nova aliança e uma nova história, pois o Senhor nos promete as beneficências de Davi.

Em (2 Sam 7:10-13) este concerto das beneficências é comentado e em (At 13:32-39) Paulo anuncia a Jesus ressuscitado, o “filho de Davi” como a promessa do concerto cumprida, herdeiro do trono eterno, justificador de nossos pecados.

Enfim, obedecer a Palavra do Senhor e estar em comunhão com Ele vai além da conversão de nossos maus caminhos, pois a salvação é processual e devemos buscá-la diariamente e em todo tempo. Independente das circunstâncias da vida, nosso relacionamento com o Senhor deve ser voluntarioso, pelo que Ele é, e não pelo que Ele tem ou pode fazer.

Buscar o Senhor não significa que às vezes Ele desaparece, pois Ele nunca planeja afastar-se de nós, porém nós nos afastamos ou levantamos barreiras que impedem o seu agir, principalmente quando nos ocorrem decepções e problemas; por conta disto, logo deixamos de louvar e buscar sua face.

Importante lembrar, que buscar o Senhor, não se trata só de orarmos, falarmos com Ele, mas também seguir seus mandamentos, obedecendo. Em Deut 29:29 e 30:11-20 fala-nos de buscar ao Senhor  incondicionalmente, guardando a sua Palavra, pois as demais coisas são cuidadas por Ele. “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”

Então, estabelecermos esse relacionamento de confiança e dependência, nos faz entregar nossos caminhos em suas mãos, pois passamos a entender que os pensamentos do Senhor são mais altos e melhores. Nesta entrega, somos presenteados, pois o Senhor é fiel, a sua Palavra nunca volta vazia, mas volta para Ele prosperando naquilo para que foi enviada.

A Palavra é uma semente fecunda, ela gera fé e faz nascer à promessa pelo Seu poder.  Mas a palavra tem que ser nossa teoria e nossa prática:

  • Teoria: Saber manejar a Palavra: conhecer, estudar e memorizar é do que depende a aplicação correta, é como ter uma espada pronta para testemunhar e agir em conflito espiritual. Devemos cuidar para não adaptá-la à nossa própria conveniência. (2Tim 2:15)
  • Prática: viver a Palavra é como uma forma de reflexão, como um espelho que reflete quem realmente é. (Tg 1:19-25)

O que realmente devemos ver neste espelho:

1. Devemos nos “ver” e aceitar a instrução corretiva da bíblia quando se trata de nós mesmos. Por outro lado devemos evitar a tentação de “ver” os outros no mundo, analisando o que eles devem fazer ao invés do que nós precisamos fazer.

2. Devemos “ver” Cristo –  2 cor 3:18 Portanto a Palavra é a imagem de Cristo que nos molda para refletirmos sua imagem.

Seguindo estes passos, com alegria e paz seremos guiados e viveremos para ver os grandes feitos do nosso Deus em nosso favor, se confiarmos em sua Palavra, pois ela nunca volta vazia.

Deus os abençoe.

Adriana Mancini

0 comentários:

Postar um comentário