Quando caem os valentes


Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória... 

“Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino e grandeza, glória e majestade. 19 Por causa da grandeza que lhe deu, povos, nações e homens de todas as línguas tremiam e temiam diante dele; matava a quem queria e a quem queria deixava com vida; a quem queria exaltava e a quem queria abatia. 20 Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória. 21 Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele. 

22 Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto. 23 E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.

24 Então, da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura. 25 Esta, pois, é a escritura que se traçou: Mene, Mene, Tequel e Parsim. 26 Esta é a interpretação daquilo: Mene: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. 27 Tequel: Pesado foste na balança e achado em falta. 28 Peres: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas.

29 Então, mandou Belsazar que vestissem Daniel de púrpura, e lhe pusessem cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem que passaria a ser o terceiro no governo do seu reino. 30 Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.” (Daniel 5:18-30)
 
Certamente os valentes caem quando se colocam em posição de orgulho, soberba e arrogância.
Nabucodonosor foi um líder mundial que se julgava capaz de ganhar mais cooperação do povo conquistado, permitindo que este conservasse seus deuses, apesar de oprimí-los. Seu plano funcionou bem, com uma exceção evidente, pois ao conquistar Judá, encontrou-se com o Deus que exigia adoração exclusiva – não apenas um lugar entre os deuses. A questão é que este Deus ousou afirmar que criara Nabucodonosor; um dos grandes conquistadores na história era conquistado por seu Criador.

A Bíblia nos deixa notar os caminhos pelos quais Deus operou na vida de Nabucodonosor. Deus lhe permitiu vitórias, mas o rei apenas executava os seus propósitos. Deus permitiu que Nabucodonosor tentasse matar três de seus servos, Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha ardente, para ensinar-lhe que não tinha de fato o poder sobre a vida e a morte. Deus o advertiu dos perigos de seu orgulho por doze meses e como não houve arrependimento em seu coração orgulhoso, permitiu que Nabucodonosor vivesse sete anos com insanidade mental antes de recolocá-lo novamente no trono. Deus mostrou ao rei quem realmente estava no controle! (Ver Daniel 5:24-37).
Diferentemente de seu pai Nabucodonosor, que ao final de sua provação reconheceu em Deus a soberania, domínio, glória, poder e majestade e o adorou até o final de sua vida, Belsazar conhecendo toda a história de seu pai não humilhou seu coração, levantando-se contra o Senhor do céu, adorando falsos deuses e usando os utensílios sagrados do templo para sua própria farra. Acabou que o Senhor findou seu reinado e Belsazar morreu.

Os valentes caem quando não reconhecem Deus como Senhor.

Muitos estão como Nabucodonosor antes da insanidade, reconhecem que Deus existe e opera grandes milagres, mas não o reconhece como Senhor, querem apenas colocá-lo entre os outros deuses.

Outros estão como Belsazar, corrompendo seu reino de modo que não pode resistir ao julgamento de Deus. O tempo do julgamento chega para todas as pessoas. Se você tem se esquecido de Deus e desliza para um modo de viver pecaminoso, arrependa-se já de seus pecados, antes que Ele retire qualquer oportunidade de arrependimento. Peça perdão a Deus e comece a viver de acordo com os seus padrões de justiça.

Adriana Mancini

0 comentários:

Postar um comentário